Indentar código HTML ou XML com PHP

Artigo que mostra como utilizar a extensão DOM do PHP para indentar um documento XML ou HTML.

Segue uma dica de como indentar um código HTML ou XML usando o módulo DOM do PHP:

$conteudo = file_get_contents('arquivo.html');

// Preparar objeto DOM
$dom = new DOMDocument();
$dom->formatOutput = true;
$dom->preserveWhiteSpace = false;

// Carregar o XML ou HTML
//$dom->loadXML($conteudo);
$dom->loadHTML($conteudo);

// Gerar novo conteudo
//$novo_conteudo = $dom->saveXML();
$novo_conteudo = $dom->saveHTML();

A idéia básica é criar um objeto da classe DOMDOcument; ler um documento XML ou HTML com o método loadXML ou loadHTML; indicar que pretende formatar a saída através do atributo formatOutput valendo "true"; e gerando o conteúdo indentado com o método saveXML ou saveHTML.

4 comentários

Anônimo disse...

Muito legal o seu blog, to seguindo ele, segue o meu tambem ok ^^

http://thiago-programmer.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu gostaria de criar um sistema de busca em php em conteúdo html, com diversos campos de busca, só que eu ainda não compreendi a maneira como isso ocorreria. Se você tiver como me ajudar eu agradeço.
Valeu.

Rubens Takiguti Ribeiro (autor do blog) disse...

Agradeço pelos elogios, totalninja.

A caixa de busca é oferecida pelo próprio Google para os usuários do blogspot. Trata-se de um gadget que eu selecionei para utilizar, e adequei o CSS para ficar um pouco transparente e menor ali no canto.

De fato, os blogs do blogspot já vem com um recurso de busca na barra ao topo do blog. Porém, não me parece muito intuitivo que aquela caixa de busca serve para buscar no blog aberto (mais parece que aquilo serve para buscar outros blogs). Por isso incluí esse gadget, que é relativamente discreto e funcional.

Anônimo disse...

Muito interessante! Vlw! Temos como identar usando vb6 ou .net?