Zend Certified Engineer - PHP

Artigo que explica o que é a certificação Zend, que dá o título de Zend Certified Engineer às pessoas que passam no exame.

Zend Certified Engineer (ZCE) é o título dado às pessoas que foram aprovadas no exame de certificação oferecido pela empresa Zend, que mantem a linguagem PHP. Existe a certificação de PHP 5 e do Zend Framework.

Ainda existem menos de 100 pessoas certificadas em PHP 5 no Brasil. Porém, o título é uma forma de comprovar um certo domínio do profissional sobre a linguagem. Isso ajuda empresas a selecionar candidatos.

É complicado avaliar a dificuldade do exame. O motivo disto é que ele é composto de 70 perguntas, mas a empresa não divulga a nota obtida e, portanto, não se sabe qual porcentagem de acerto precisa ter para ser aprovado. O exame é realizado em uma sala especial (com câmera e tudo) e deve ser feito em até 90 minutos. Ao final, o software já informa se foi aprovado ou reprovado. Fui aprovado na primeira vez que fiz o exame, por isso é mais difícil ainda avaliar a dificuldade. A princípio, pode-se dizer que o exame valoriza muito a experiência. Isso significa que estudos exagerados que não são acompanhados de experimentos podem ser insuficientes.

Estudei aproximadamente 2 semanas para o exame. Foi um estudo rápido e voltado apenas para revisão. Existem muitos tópicos abordados pelo exame, desde sintaxe até Web Service. Em outros posts eu coloco algumas dicas.

2 comentários

Chavão disse...

Eu estou planejando fazer o teste dentro de alguns meses, você acha mesmo que essa certificação agrega um valor real ao curriculum? Tenho visto em tantos outros sites pessoas dizendo que ZCE não é tão valorizado (aqui no Brasil pelo menos). Você recebeu algum aumento de salário/cargo, ou propostas interessantes de emprego após realizar a prova? Ou conhece alguém que teve?

Rubens Takiguti Ribeiro (autor do blog) disse...

Chavão, fiz o exame em novembro de 2009 (pouco mais de 2 meses) e eu não recebi nenhuma proposta ainda. Eu trabalho em uma cooperativa na qual sou um dos fundadores, logo, sou um dos donos, não um empregado. Nossa divisão de renda ainda não leva em conta títulos de certificação, por isso não recebi um "aumento", mas estamos nos organizando para valorisar este tipo de coisa. A princípio, fiz o exame para dar melhor respaldo aos projetos que participo, ser um diferencial para clientes escolherem a minha cooperativa ao invés de outra empresa, e, por fim, para me sentir realmente seguro sobre o que eu conheço de PHP e não apenas "achar" que tenho uma certa competência. Não sei o quanto a certificação é valorizada por outras empresas, mas de uma coisa eu tenho certeza: existem muitos "profissionais" desqualificados no Brasil e se você procura um emprego com uma certificação destas na mão, duvido muito que ela não seja levada em consideração.