StatSVN - Estatísticas sobre projetos em SVN

Artigo que apresenta o projeto StatSVN e suas utilidades para avaliar o andamentos de projetos gerenciados em SVN (subversion), através de relatórios e gráficos estatísticos.

Introdução

Ontem encontrei um software bacana para gerar estatísticas e gráficos sobre o progresso de projetos mantidos em SVN. Para quem não sabe, SVN é um software para controle de versões assim como o CVS. O nome do software é "StatSVN".


Como utilizar o StatSVN

O StatSVN foi feito em Java, então você precisa ter uma JVM instalada no computador. Não precisa ser no servidor repositório do projeto, pode ser na sua máquina mesmo. Para instalar o Java, vá no site: [http://www.java.com/pt_BR/].

Com a JVM instalada, você deve baixar o StatSVN no site [http://www.statsvn.org/downloads.html]. O pacote vem com dois arquivos: o readme.txt (com as instruções) e o statsvn.jar (que é um "executável" em Java).

Para utilizar o software sobre algum projeto, você deve fazer um checkout do projeto em algum diretório do seu computador. Depois, entrar neste diretório e gerar um log como no exemplo a seguir (comando para Linux):

$ svn log --xml -v > svn.log

Depois você executa o arquivo JAR passando os parâmetros desejados. Com isso, serão gerados vários arquivos HTML ou XML, além de várias imagens. A lista completa de parâmetros pode ser vista no Manual do Usuário do StatSVN.

Em geral, basta você criar um diretório onde serão gerados os arquivos e executar o comando conforme o exemplo:

$ java -jar /diretorio/do/statsvn.jar -output-dir /diretorio/de/relatorio /diretorio/do/svn.log /diretorio/do/sistema

Onde:

  • /diretorio/do/statsvn.jar - é onde o statsvn.jar foi colocado no seu computador.
  • /diretorio/de/relatorio - é o diretório que você criou para guardar os arquivos gerados.
  • /diretorio/do/svn.log - é onde você gerou o arquivo "svn.log".
  • /diretorio/do/sistema - é onde está o projeto (checkout).

Para saber do que o software é capaz, veja uma página gerada por ele nesta demonstração. Existem informações sobre a atuação dos desenvolvedores (linhas de código produzida, relação de inserção x atualização de código, horário que mais faz os commits, dias da semana que faz mais commits, distribuição dos commits), sobre os arquivos/diretórios (tipos de arquivo mais comuns, evolução do código, número de revisões), etc.


Observações

Uma única observação é que as estatísticas são geradas de acordo com o que foi obtido nos logs do SVN. Ou seja, se um desenvolvedor fazer o commit de uma mudança que, na verdade, outro desenvolvedor fez, a mudança será considerada de quem fez o commit. Então o software reflete a realidade se cada um realiza commit apenas do que fez.

0 comentários