Definições de termos de PHP e da Web

Artigo que apresenta uma lista de termos relacionados ao PHP e à Web em geral, com os respectivos significados.

Segue uma lista de definições breves sobre termos de PHP e da Web. Conforme vou lembrando, vou colocando novos termos. Se quiser, dê sugestões de termos que estão faltando.

Ajax
É a sigla para Assynchronous JavaScript And XML. Trata-se de um mecanismo para realizar requisições assíncronas através do JavaScript (normalmente mediante algum evento), recuperar informações do servidor na forma de documentos XML, e realizar modificações dinâmicas no documento exibido.
API
É a sigla para Application Programming Interface, ou seja, uma interface de programação para aplicações. Se assemelha ao conceito de Interface no POO, mas em um nível mais abrangente.
Classe
Class
Em programação, é uma estrutura de dados que possui atributos e métodos. Podem herdar características de outras classes, ou até mesmo sobrescrever algumas delas. Está inserida no contexto do POO.
É um mecanismo previsto no HTTP para que informações sejam armazenadas no navegador (user agent) através de uma tabela de chaves/valores textuais.
CSS
É a sigla para Cascading Style Sheet, ou "Folhas de Estilos em Cascata". Trata-se de uma linguagem especialmente utilizada em HTML ou XML para formatação de elementos de um documento.
IP
É a sigla para Internet Protocol. Trata-se de um mecanismo de identificação de computadores em uma rede. Está presente na camada de Internet da arquitetura TCP/IP.
DOM
É a sigla para Document Object Model. É uma API para prover a criação ou alteração dinâmica de documentos. É especialmente usado em JavaScript para manipular XML ou XHTML dinamicamente, além de modificar os estilos do documento dinamicamente.
ERP
É a sigla para Enterprise Resource Planning (ou SIGE, Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Trata-se de uma classe de sistemas de informação que compartilham informações entre seus diferentes setores, de forma a oferecer informações estratégicas para a empresa. Estes sistemas abrangem o nível operacional, tático e estratégico.
Expressão Regular
Expressão regular (Regular Expression, ou "regex") é uma especificação de como uma sequência de caracteres podem estar dispostos. Ela é usada em programas de computador para validar a integridade de uma string (determinar se ela é compatível com uma expressão regular) ou para extrair elementos de uma string (porções da string com algum padrão).
HTML
É a principal linguagem da Web para representar documentos. Ela provê elementos para criação de títulos, parágrafos, imagens, formulários, etc.
HTTP
É a sigla para HyperText Transfer Protocol. É um protocolo para transferência de dados que fica na camada de aplicação da arquitetura TCP/IP, e que serve de base para a Web (WWW).
HTTPS
É a versão segura do HTTP. Neste protocolo, os dados são trafegados de forma criptografada para evitar a leitura indevida.
JavaScript
É uma linguagem que roda no lado do cliente (client-side), ou seja, no navegador do usuário e que provê alterações no documento exibido dinamicamente.
JSON
É um padrão de representação de dados para troca de informações entre sistemas. É nativo em JavaScript, embora seja implementado em outras linguagens de programação.
jQuery
É uma biblioteca em JavaScript que provê a compatibilidade entre diferentes navegadores, e facilita algumas operações comuns realizadas com JavaScript, DOM, Ajax, efeitos visuais, entre outros.
MySQL
É um SGBD com versões livre e proprietária, que provê a criação de tabelas com diferentes engines. Algumas engines possuem suporte completo à ACID.
Namespace
É um mecanismo utilizado por diferentes linguagens para evitar a incompatibilidade entre estruturas elementares, que podem ter nomes idênticos, mas contextos diferentes.
Oracle
É o nome de uma empresa e de seu principal produto, que é um Banco de Dados proprietário, bastante robusto e normalmente utilizado por grandes sistemas de informação.
ORM
É a sigla para Object Relational Mapping. Trata-se de um mecanismo de mapeamento entre entidades do sistema (classes) e tabelas do BD. Ela provê a manipulação de dados do BD de forma mais alto nível em comparação com a utilização direta de SQL.
PDO
É a sigla para PHP Data Objects. Trata-se de uma extensão do PHP para prover acesso a diferentes modelos de bancos de dados através de uma interface única de classes e métodos.
PHP
É um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor". É uma linguagem alto nível, interpretada, executada no lado do servidor e especialmente elaborada para o desenvolvimento de aplicações Web.
PHP-CLI
É uma SAPI do PHP que permite a execução da linguagem PHP no terminal de comandos (prompt de comandos). Nestes casos, normalmente o resultado é exibido em STDOUT de forma textual, e não na forma de HTML.
POO
É a sigla para Paradigma Orientado a Objetos. Trata-se do paradigma que utiliza o modelo de classes para solucionar problemas, onde classes se "comunicam" com outras invocando seus métodos ou modificando seus atributos.
PostgreSQL
É o nome de um banco de dados livre e bastante robusto, com suporte completo a ACID.
Prepared Statement
É um conceito de Banco de Dados onde uma consulta é preparada com pontos curinga, que podem ser substituídos por valores reais para serem executados. Normalmente uma prepared statement é rápida pois é uma consulta pré-compilada, e só precisa de valores reais para ser executada.
RSS
É uma linguagem baseada em XML que provê a distribuição de feeds (notícias) de forma padronizada. Usuários interessados podem "assinar" um RSS e "seguir" seus feeds através de um leitor de RSS.
SGBD
É a sigla para Sistema Gerenciador de Bancos de Dados, ou seja, o nome do programa capaz de gerenciar um ou mais bancos de dados.
Sintaxe
Syntax
Em programação, são as regras de gramática de uma linguagem, ou seja, as regras que definem como os tokens usados para elaborar um código podem ficar dispostos para que o programa possa ser executado (ou compilado).
SQL
É a sigla para Structed Query Language. É uma linguagem para realizar operações em bancos de dados. Existem operações: DML (Data Modification Language), para modificar linhas de tabelas; DDL (Data Definition Language), para especificar como serão os dados (tabelas); e DCL (Data Control Language), para definir permissões de acesso a usuários.
SOAP
É uma especificação de comunicação de sistemas através do conceito de Web Service utilizando XML.
SPL
É a sigla para Standard PHP Library. É uma biblioteca padrão do PHP que oferece classes, interfaces e exceptions de utilidade geral.
Tableless
É uma convensão que diz para utilizar tabelas em documentos (X)HTML apenas onde é necessário representar uma tabela, ou seja, conjunto de dados tabulares.
Num contexto mais amplo, o termo é utilizado para indicar a recomendação de se usar corretamente as tags do (X)HTML de acordo com seu significado semântico, em oposição à utilização de tags para se obter resultados visuais desejados.
Variáveis Superglobais
Em PHP, variáveis superglobais são variáveis especiais da linguagem e que estão visíveis em qualquer escopo de código. As variáveis superglobais são: $GLOBALS, $_SERVER, $_ENV, $_SESSION, $_GET, $_POST, $_REQUEST, $_FILES e $_COOKIE.
WAI
É a sigla para Web Accessibility Initiative. Trata-se de uma divisão do W3C focado em iniciativas voltadas para a acessibilidade da Web, ou seja, permitir que a informação seja acessível para pessoas com ou sem deficiência.
WCAG
É a sigla para Web Content Accessibility Guidelines. Trata-se de um conjunto de convensões criado pela WAI, subdividido em três níveis e que ajuda desenvolvedores Web a elaborar conteúdo acessível para pessoas com ou sem deficiência.
Web Service
É um mecanismo que provê a comunicação entre sistemas Web e outros sistemas (Web ou não). Normalmente a comunicação é feita por uma linguagem apropriada para troca de dados (por exemplo, XML).
Wrapper
É uma unidade de software que encapsula uma funcionalidade, intermediando o acesso a algum recurso específico. Ele permite maior abstração, simplicidade e padronização.
XHTML
É uma versão do HTML compatível com as regras do XML. Esta característica oferece ao XHTML o benefício de poder ser lido por um interpretador de XML.
XML
É a sigla para eXtensible Markup Language. É uma linguagem derivada da SGML para representação de dados. Pode ser utilizada para representação de documentos, armazenamento de dados, ou intercâmbio de dados entre diferentes aplicações.
XPath
É uma linguagem para consultar elementos de um documento XML.
XSLT
É a sigla para eXtensible Stylesheet Language Transformation. É uma linguagem baseada em XML e que provê mecanismos para transformação de documentos XML, por exemplo, transformar um documento XML em um documento XHTML. Ela é auxiliada pela linguagem XPath, que serve como linguagem de seleção de elementos do XML.

2 comentários

Diego Melo disse...

Cara, muito legal os conceitos.

Esse tipo de glossário é importante, alguns termos já estão batidos, mas outros a explicação é muito boa.

Gostei.

Diego Melo